Junges

O QUE SIGNIFICA SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA?

Diferente do conhecimento popular, a limpeza urbana envolve fatores que vão além da preservação e limpeza das cidades. Dentre seus objetivos encontram-se: a proteção do meio ambiente; a prática de soluções ecológicas e sustentáveis no descarte e coleta de resíduos; a oferta de um ambiente que colabore com as condições de saúde pública e saneamento básico de qualidade; e, principalmente, o cumprimento do direito dos cidadãos. Conforme a Constituição Federal de 1998, artigo 225:
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e as futuras gerações".
Dessa forma, as soluções e serviços de cunho de limpeza urbana são primordiais à sociedade e devem ser garantidas pelos poderes públicos de gestão, Governo Federal, Estadual e Municipal. Sendo que, as prefeituras municipais serão as responsáveis pelo contrato final dos responsáveis   pela limpeza urbana, designando os serviços necessários de acordo com o cumprimento das legislações estaduais e federais. 
Para saber mais: Política Nacional de Resíduos Sólidos 
Instituições ou empresas que se designam como soluções em limpeza ou limpeza urbana compreendem a oferta de serviços como: acondicionamento, coleta, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos. Assim como, podem integrar a responsabilidade de limpeza de espaços públicos e sua conservação. Os serviços podem variar conforme a empresa e o município.   
Sobre a Coleta de Lixo
Estima-se que cada brasileiro produz cerca de 383 quilos de lixo por ano, dos quais apenas 3% dos resíduos sólidos são reciclados, quando, na verdade, ? de todo o lixo urbano poderia ser reciclável, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. 
Com a intenção de alterar a prática incorreta de consumo e descarte de resíduos, diversas organizações, atualmente, buscam a integração e conscientização de práticas que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, ou seja, a transformação social na qual os conjuntos populacionais e industriais preservem o meio ambiente e seus recursos em condição para as futuras gerações.  
Visto isso, cabe a todas as soluções e serviços de limpeza, em parceria aos setores públicos, a conscientização dos munícipes. Assim como, a realização da coleta seletiva (papel, plástico, metal, vidro e orgânico) do lixo domiciliar, industrial, urbano e de origem de órgãos públicos. Compete a cada distrito e empresa definir as formas de coleta, as rotas, as datas e os horários, conforme a demanda, priorizando os locais de maior densidade populacional. 
Aos cidadãos pertence a competência de fiscalização dos serviços aplicados, das indústrias locais, dos setores públicos e da população em relação ao convívio com o meio ambiente e sua preservação. Certificando-se da execução de premissas como: consumo consciente, descarte correto, responsabilidade ambiental e cumprimeito das leis regidas pelo bem da biosfera e da sociedade. Qualquer atividade incorreta ou reivindicação por parte dos munícipes, deve ser encaminhada às Prefeituras Municipais, e caso existente, à Secretaria de Meio Ambiente.  


  • (51) 3635.8114

  • Desenvolvido por Big Dream Agência 360°